Antes de se iniciar qualquer plano de ação pessoal, é importante ter consciência de alguns fatores importantes sobre nós próprios.
Em primeiro lugar, é importante saber fazer uma auto-avaliação detalhada, isto é, fazer uma lista com as nossas atitudes, competências, habilidades, valores, a nossa missão pessoal, o que temos para dar, o que nos torna únicos, os nossos interesses, gostos, zonas de desconforto etc.
A Análise SWOT é um método utilizado em Marketing, para estudar o mercado. SWOT é a sigla para Strengths, Weakness, Opportunities e Threats, ou seja, Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.
Com este método de análise, a ideia é que cada um possa perceber o que de melhor tem para dar, quais as áreas em que talvez deva investir em melhorar, e quais as oportunidades que não pode perder.
Na Análise SWOT pessoal, podemos refletir os seguintes pontos:
- Strengths (Forças Internas) = Quais os aspectos positivos e recursos possuo atualmente para atingir minha meta?
- Weakness (Fraquezas Internas) = Quais os aspectos negativos e limitações tenho consciência e quais preciso trazer à luz da razão?
- Opportunities (Oportunidades Externas) = Que aspectos do presente ou do futuro próximo podem ser uma vantagem?
- Threats (Ameaças Externas) = Que aspectos do presente ou do futuro próximo podem ser desfavoráveis?
Nenhum comentário:
Postar um comentário